Qual seria a melhor configuração, kit de transmissão, suspensão, freios, etc, etc, para colocar ou montar minha bike? Talvez esta seja uma das principais dúvidas de quem está começando no esporte e para aqueles que já pedalam a algum tempo e querem fazer um up de peças ou mesmo comprar outra bike.
Alguns fatores precisam ser levados em consideração, dentre eles:
– segurança
– durabilidade
– performance
– assistência
– peças de reposição
– preço
Façamos então um breve parecer sobre cada um destes fatores:
SEGURANÇA:
É o mais importante fator a ser observado. Por exemplo entre escolher um amortecedor de boa qualidade e um outro mais baratinho porém de qualidade duvidosa. Um tombo em uma descida de serra devido a quebra de amortecedor irá trazer sérios danos ao ciclista e à bicicleta.
Freios V-brake ou à disco? Prefira à disco se este for hidráulico e de marca confiável. Freios à disco mecânicos tendem a ser borrachudos (exceto alguns modelos de marcas confiáveis que são relativamente bons) e são inferiores aos V-brake de boa qualidade.
Pneu é outro item que se deve prestar muita a atenção e necessita ser adequado à utilização prevista e atender com segurança este propósito.
DURABILIDADE:
O quanto irão durar as peças da sua bike e ela como um todo estará diretamente ligado com o zelo que você dedica a ela. Sempre que voltar de um passeio faça uma limpeza na bike, lubrificação e ajustes necessários para que ela possa estar sempre em dia e sempre pronta para ir no próximo passeio sem lhe trazer transtornos. O modo que você pedala sua bicicleta também influência muito na durabilidade, como por exemplo trocar as marchas corretamente no momento certo e nas posições corretas, tipo de solo que está pedalando, se pedala em pé, se fadiga com frequência os freios acionando-os a todo instante, etc.
PERFOMANCE:
Para os meros mortais não é fácil rodar, devido aos altos preços, com marcas e modelos de ponta que são leves e de ótimo funcionamento que lhe trarão facilidades no pedalar.
Mas então o que comprar?
Invista seu rico dinheirinho em modelos que sejam adequados para a utilização a que se destina, por exemplo: não tem porque investir alguns milhares de reais num kit XTR da marca Shimano se você é um cicloturista de final de semana, até porque este kit não trará as reduções mais apropriadas para o cicloturismo e é indicado para competidores.
Em contrapartida, se você já roda num ritmo mais acelerado, em terrenos mais técnicos e vez e outra participa de competições amadoras, não dá pra você rodar de 21 marchas num kit básico de transmissão por dois motivos principais: vai faltar marcha específica e vai quebrar rápido pois não foram desenvolvidos para tal.
ASSISTÊNCIA:
Seu amigo trouxe dos EUA um kit show para você, com suspensão, transmissão e rodas muito legais mas…. que não tem importação oficial aqui no Brasil? Neste caso terá problemas em peças de reposição e de mão de obra especializada e não terá com quem reclamar acaso apresente algum defeito de fabricação. Mais uma vez as marcas conhecidas ganham neste quesito, pois não adianta ter uma suspensão de 1.120grs por exemplo, se você não encontra nem as borrachas de retenção dela para substituir…
PEÇAS DE REPOSIÇÃO:
Mencionado no item acima pois está relacionado com a Assistência disponível aqui no país. Opte por marcas mais conhecidas. Nada contra as novas, não é isso, não sou monetizado pela Sram ou Shimano, rsrs, mas prefira ao menos as que possuem importação oficial com representante preferencialmente aí da sua região porque se não terá que gastar com viagens ou fretes para consertar ou trocar alguma coisa da sua bike.
PREÇO:
Eis o “X” da questão! Muitas pessoas que compram uma bicicleta são impulsionadas principalmente pelo preço do “produto” o que, não deveria ser assim. Percebo que alguns amigos(as) economizam algo em torno de 25% de valor final e deixam itens importantes como um quadro melhor, freios hidráulicos, aros mais resistentes, transmissão melhor, etc., de lado, e também alguns que compram por impulso e acabam pagando caro por um produto não tão bom e não condizente com a utilização depois. Não tem muito segredo, veja:
“Nem tudo que é caro é bom e nem tudo que é barato é ruim!”
O que é altamente recomendável é buscar ajuda de alguém que já pedala, que entenda de configuração e de utilização de bicicleta e que por isto irá lhe economizar um bom dinheiro.
Existem até profissional nesta área que prestam serviço de assessoria na hora de comprar a bike e mesmo cobrando por isto a economia que proporcionam e o resultado custoXbenefício compensam e muito contratar um profissional destes Esqueça estas bicicletas vendidas em lojas de departamento pois só irão lhe dar dor de cabeça, acredite! E não pense em ficar trocando peças dela pois compensa muito mais montar uma melhor que não precise mudar nada e que irá lhe ajudar no pedal atuando como elemento facilitador.