Um acostamento bem cuidado, limpo e um dia claro são convidativos para pegar uma rodovia e rodar dezenas de quilômetros e quem sabe até mesmo para fazer pequenas viagens para cidades vizinhas para visitar amigos e parentes.
Vamos aqui tecer algumas dicas e considerações que podem ajudar na segurança deste passeio.
Riscos
Pedalar por uma rodovia não é fácil, pois devemos estar atentos a tudo e principalmente no tráfego de veículos.
Ao trafegar pelo acostamento temos que estar cientes de alguns riscos, vejamos:
– detritos de recapeamentos ou consertos no asfalto
– objetos que caem das cargas dos caminhões
– buracos
– pedaços de pneus
– desníveis no acostamento
– trechos sem acostamento
– veículos parados no acostamento
– trechos de tráfego intenso
– entradas de retornos e acessos
– assaltos em trechos próximos a comunidades
– etc.
Horários
Antes de ingressar numa rodovia procure conhecer seu fluxo de veículos, quais tipos de veículos e quais horários de menor e maior circulação. Prefira os horários de menor movimento e sempre vá acompanhado. Transitar no período noturno não é o mais recomendado, mesmo com a utilização de lanternas poderosas e luzes internitentes não é garantido que consiga enxergar bem e ser visto. Como a velocidade é maior na rodovia (acostamento) é muito difícil desviar por exemplo de um pedaço de madeira oriundo da carga de um caminhão e o tombo é quase certo. Então, se não tem como pedalar durante o dia o melhor é reduzir a velocidade, dobrar a atenção e esperar sempre ser surpreendido por um buraco ou detrito no asfalto. Fique atento.
Trajetos
Escolha trechos conhecidos, onde saiba onde tem uma base policial, posto de combustível, base de concessionária, etc, para que em caso de emergência possa ir até o local mais rapidamente sabendo qual o mais próximo do local onde está. Evite rodar sozinho, convide sempre um amigo para ir junto ou se não tiver ninguém disponível evite ir para lugares mais distantes. Informe à sua família ou amigos onde você está indo, com quem está indo, a que horas pretender chegar no ponto de destino, quanto tempo permanecerá ali e que horas irá começar o retorno para casa. Leve o celular com a bateria a 100% e certifique-se antes de que a sua operadora cobre toda a área que irá percorrer, pois o ideal é ter ao menos duas operadoras por questão de segurança.
Vestimentas
Prefira camisas de manga longa, com faixas refletivas e de cores claras. Utilize capacete, luvas e óculos com lentes noturnas apropriadas para rodar a noite e solares para rodar de dia.
Equipamentos
Já foi citado mas, vale a pena repetir sobre a importância de usar capacete, luva e óculos de proteção noturno (no caso de rodar a noite) ou solar. Utilize um bom faról de led (que consome menos bateria) fixado no guidão, ao menos dois “piscas piscas” no canote da bicicleta na cor vermelha. Procure levar uma lanterna extra que pode ser afixada no capacete e ajudará na iluminação do percurso e não fique dando “luz alta” no rosto dos motoristas em sentido contrário (mesmo que estes estejam utilizando luz alta), pois estes podem perder o controle de seus veículos ou se sentirem desorientados e virem a colidir frontalmente com você ciclista. Leve remendos, cola, espátula, kit de ferramentas, câmara reserva, água, barra de cereal, duas frutas e muita disposição. Faça sempre uma revisão na bike e em si mesmo antes de qualquer pedal, pois tanto o corpo quanto a bike “falam” sempre com antecedência algum problema que naquele momento é pequeno mas que pode ficar de maior proporção durante o passeio.
Alimentação
Uma boa alimentação não é para ser feita apenas no dia do passeio. É preciso que o ciclista tenha uma alimentação cotidiana adequada à prática do esporte e com isto aumentando seu rendimento e evitando mal estar durante o exercício que pode lhe causar quedas e consequentes ferimentos. Na véspera do pedal tome bastante líquidos, preferencialmente sucos naturais e água. No dia tome um café da manhã reforçado com muitas frutas, cereais, carboidratos mas, tudo sem exageros pois ninguém merece começar o passeio empanturrado de tanto comer. Durante o passeio tome líquido e coma frutas em intervá-los que variam de ciclista para ciclista mas, que como média geral seria 200ml a cada 10km e uma fruta (maça, pera, banana, etc) a cada meia hora de pedal (lembrando que é uma dica e não uma máxima comprovada em laboratórios de Havard).
Na rodovia
Evite ao máximo trafegar em rodovias que não possuem acostamento. Em dupla ou em mais ciclistas prefira rodar em fila, respeitando uma distância segura um do outro prevendo que a qualquer momento terá que desviar rapidamente de algum buraco ou obstáculo. Ao desviar de algo, procure o fazer para o lado oposto de onde trafegam os veículos, então, também não é indicado rodar muito próximo “à grama” que fica no extreminadade da rodovia, pois ali você terá uma menor margem de mudança de direção e também concentra-se uma maior quantidade das felpas de aço (arrames bem finos) que comumente furam os pneus e nos trazem transtornos. Prudência é sempre bem vinda em qualquer situação portanto, sempre busque a segurança em primeiro lugar e não espere que motoristas sigam as leis de trânsito, faça você a sua parte e faça a parte deles também, pois somos nós que temos mais a perder. Atue sempre com um passo a frente prevendo acontecimentos, acões e reações com antecedência!